11/09/07

Kimono Haiku


Após uma pesquisa aprofundada sobre a cultura do Japão e objectos texteis,criações de alta costura, e sobre temas especificamente a natureza e o florir de especies japonesas, bem como da escrita de Haiku (poemas japoneses que muitas vezes se referem a natureza em toda a sua simplicidade de uma forma singela e bela), efectuei também pesquisa de imagens referentes ao florescimento de várias especies em particular da cerejeira que considero a mais representativa da cultura japonesa.


Fui efectuando sucessivas desconstruções e construções do kimono até ter surgido uma forma de adorno em que a simplificação me apareceu como orientação mais apelativa.
Surgiu assim lentamente uma ideia do cruzas das duas metades do kimono, da mesma forma que se cruzam a sedução da gueisha com a maternidade da mulher/mãe-materiarca da familia como uma força selvagem da natureza que surge na Primavera em flor. Das cerejeiras em flor ressaltam as cores [o branco da inocência e o vermelho da paixão, do sangue e da vida).



É destes conceitos que surge o adorno que esbocei e no qual usei linho como suporte para a estampagem das flores. Para estampar criei um padrão que tem como base a resconstruçao das flores de cerejeira. O kimono haiku, é assim um adorno têxtil que surge como o mais simples e curto kimono (como os poemas haiku, os versos mais curtos e simples do Japão).É a sua simplicidade que lhe confere versatilidade, tornando-o um adorno que pode ser usado de forma pessoal.



Trabalho realizado no ano lectivo 06/07 para a Prova de Aptidão Artistica do curso Produção Artistica-texteis da Antonio Arroio

Sem comentários: