29/11/08

O Quimono como objecto de Arte

O meu trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa sobre os quimonos, sobre a arte oriental e Japonesa.
Após a pesquisa seleccionei um quimono tradicional em que predominam elementos orgânicos contrapostos com guerreiros. Baseando-me nos elementos geométricos recriei com a simetria dos quadrados a rigidez dos guerreiros. De repente, quando se quebra a simetria surge o movimento que nos remete para os elementos orgânicos.
Ao pesquisar sobre o quadrado em livros encontrei M.C.Echer que trabalhou padrões com elementos geométricos. Ensaiei a forma dos elementos do padrão modificando, distorcendo, desmontando o elemento inicial “quadrado”, utilizando também estudos de cor.



Elaborei estudos a preto e branco e de cores ao mesmo tempo que ia estampando e experiências de tingimento. Fiz também colagens e diversos ensaios do padrão.
Comecei por fazer algumas experiências em tinturaria, tingimentos com a técnica dos atados, experimentando diversos atados, cores e tecidos.







Iniciei os preparativos para a estampagem passando o desenho do padrão para o acetato ou acetatos dependendo das cores utilizadas, para se poder passar o rapport para o quadro constituido por fios de nylon (rede) que impede a passagem da tinta para o tecido. Antes de se gravar o quadro aplica-se verniz.
Passa-se à estampagem. Cola-se o tecido na mesa, marca-se a medida do rapport com uma bitola para não sobrepôr o módulo.





Partindo de um pormenor seleccionado do projecto de estamparia e tinturaria, elaborei estudos para um novo projecto: tecelagem e tapecaria.
Para um primeiro contacto com os têxteis, começei por fazer fios, aprender a urdir e a montar a teia.
Seleccionei as linhas para depois desfiá-las para poder iniciar a minha tapeçaria. Antes, desenhei o esquema na teia e iniciei a tecelagem: primeiro o algodão para a margem e depois a tecelagem propriamente dita.




Sem comentários: