02/04/10

Tapume arquitectónico sobre a escultura Francisco Sá Carneiro


Após ter sido feita uma leitura da área de intervenção da praça do Areeiro e seu envolvente e da compreensão do território urbano surge a necessidade de establecer uma relação entre a cidade e a ilha simbólica que é a praça. Verifiquei uma série de caracteristicas únicas da praça com base na minha análise do sitio, praça esta que está integrada toda ela na cidade, mas simultaneamente esta não consegue interagir com o seu envolvente tornando-se assim um local apenas de passagem (de confluência de movimentos).

A minha proposta para o tapume surge como resposta a uma particularidade do sitio, por um lado a necessidade de se relacionar com a malha urbana que cresce em várias direcções consoante eixos de movimento e por outro lado o seu propósito de tapar a escultura de Francisco Sá Carneiro.



Planta de implantação
Escala 1/100

































Sendo a praça um local de passagem e envolta de grandes eixos pretendi enfatizar essas direcções com o propósito de a praça ser então um prolongamento habitável destes eixos.



Pretendi establecer o diálogo entre duas estruturas uma que serve propriamente de tapume, tem uma escala maior de forma a tapar a estátua e em que o seu acesso é limitado apenas aos trabalhadores e outra que envolve a primeira que pretende criar uma animação cénica com o envolvente tentando tirar partido das direcções, criando espaços habitacionais de lazer através dos seus ângulos, com uma escala mais delicada para a ocupação humana. Entre as duas estruturas existe um espaço de circulação limitado aos trabalhadores em que ao longo desse espaço se encontra o programa necessario às obras, desde arrumos de materiais até instalações sanitarias.

































Na escolha dos materiais foi tido em conta o carácter temporário do tapume e as condições do local. Por isso escolhi para o tapume e as condições do local. Por isso escolhi para o tapume interior uma estrutura em aço que sustenta as placas de policarbonato alveolar unidos por perfis metálicos, contendo assim um carácter de transparência deixando ver a estátua de uma maneira muito fosca. Para o tapume de carácter mais cénico escolhi placas de aglomeradas de madeira, também com uma estrutura implicita de tubos de aço para sustentação. Criando aqui um contraste entre os materiais.




Trabalho realizado na disciplina de Projecto I, 3º Ano do curso de Arquitectura da
Universidade Lusiada de Lisboa

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