21/08/10

Quartel de Bombeiros


Durante o 1º semestre do 3º ano foi-nos lançado um projecto para um quartel de bombeiros e um parque de estacionamento publico numa rotunda, na intercepção da Av. Estados Unidos da América com a Av. Gago Coutinho.
Este projecto tornou-se bastante complexo pela falta de definição do programa e tendo em vista a legislação relativa a este tipo de equipamento, para além do sitio de implantação ser um local actualmente descaracterizado que pretende relacionar-se com a malha urbana que cresce em direcção a Av. Estados Unidos da América e a topografia em direcção a Chelas.
Para a elaboração deste trabalho realizamos uma visita ao quartel escola em Chelas (ERSBL) onde tivemos uma reunião com bombeiros de forma a definir o programa deste projecto de acordo com as suas necessidades.


Para além deste quartel escola, a primeira fase deste trabalho centrou-se na pesquisa de outros quartéis de forma a entender a melhor maneira de organizar o programa, como o exemplo do Quartel de Bombeiros situado em Mataró na Catalunha,projecto do Arquitecto Jordi Farrando.



O quartel organiza-se longitudinalmente paralelamente a rua “Vía Sèrgia” dividido funcionalmente em duas partes: a zona da garagem e a das dependencias dos bombeiros.



Na fachada virada para a rua estava situada a saida dos veiculos, que é toda ela desempedida de maneira a que a saida fosse rápida e entrada fácil. Do outro lado da fachada encontra-se a parada,uma zona mais privada de modo a concretizarem-se exercicios fisicos.





A parte das garagens inclui a garagem propriamente dita dos veiculos de emergencia dos bombeiros,com uma grande altura e grande profundidade ja que intercepta transversalmente todo o edificio. O resto do programa adjacente às garagens como armazem de material,posto de combustivel,sala de secagem de equipamentos.A garagem abre-se directamente para a rua e para um atrio.
A Zona de dependencias divide-se pelo 1º e pelo 2º piso.






A planta do piso térreo contem as salas da admnistração ( gabinetes de apoio,sala de despacho e arquivo), uma sala polivalente usada principalmente para formação, vestiarios com instalações sanitarias associadas,assim como um ginasio. Existe um vestibulo onde se pode aceder directamente a cada uma destas areas, de maneira a que possam ser usados independentemente uns dos outros sem interferir. Existem dois corredores (um de pés sujos e outro de pés limpos) o que permite concentrar só numa franja as zonas humidas.







Na planta do primeiro piso é onde se encontram as áreas onde os bombeiros estão quando não estão a “treinar” ou numa saída de emergência,isto é, o refeitório/ sala de estar e os quartos.
Virado para o lado da rua situa-se o corredor de
circulação que dá acesso  a todas as dependências e no lado oposto há uma grande varanda.
A cozinha e o refeitório/sala contêm um espaço intermédio que os separa, que é a dispensa, a qual contem cacifos pessoais. O refeitório/sala articulam-se de maneira que seja possivel diferenciá-los.




Este projecto que desenvolvi no âmbito da disciplina de Projecto I do 3º ano vai-se desenvolver numa rotunda entre Av. Estados Unidos da América com a Av. Gago Coutinho.




Este projecto desenvolve-se em 4 edifícios de formas circulares resultantes da geometria existente na malha urbana e num certo movimento existente na própria topografia daquele local envolvente. Estes 4 edifícios de forma circular intersectam-se de forma a criarem uma unidade espacial desenvolvendo-se ascendentemente no sentido sul norte. Dois dos edifícios têm um pátio central exterior como elemento de união do programa e de entrada de luz para as áreas comuns e de circulação.

 


Legenda do programa:
1.Recepção/Sala de despacho                                                                                    
2.Secretaria                                                                                                  
3.Sala dos chefes                                                                                       
4.Gabinete do comandante                                                  
5.Sala de Formação                                                                                  
6.Posto médico                                                                                                     
7.Sala de convivio                                                                                       
8.Refeitorio                                                                                                                  
9.Cozinha                                                                                                                                         10.Despensa
11.Garagem
12.Sala dos responsaveis
13.Posto de reserva do combustivel

14.Sala do material
15.Sala do gerador
16.Instalações Sanitarias
17.Ginásio





Legenda do programa:
18.Camaratas
19.Vestiario
20.Esqueleto
21.Heliporto
22.Parada
23.Parque de estacionamento publico



Os edificios foram organizados consoante diferenciadas áreas programáticas, um edificio admnistrativo prevendo um átrio que se liga a um pátio o qual é envolvido pelo programa de uma forma radial.Este edificio faz a ligação com o edificio da garagem e zona de descanso, o centro deste quartel, onde se encontra uma sala de convívio, um resfeitório com a respectiva cozinha e despensa. Junto ao nucleo central, a garagem, que serve de elo unificador entre zona admnistrativa e zonas de descanso,treinos de forma a facilitar as saídas em caso de emergências,situa-se uma polo ,onde no primeiro andar prevê uma área mais operativa, nos pisos superiores encontram-se as camaratas e vestiarios divididos com zonas de secar, de vestir e de duches, ligados sempre com zonas de descidas dos bombeiros.Este edifício faz a ligação com o esqueleto e a parada de treinos, previu-se uma ligação aérea da zona admnistrativa no piso térreo com a zona operacional e das camaratas.
O material escolhido para a materialização deste edificio foi o betão dado as suas características de boa resistência.


   l
Corte longitudinal


 
Trabalho realizado na disciplina de Projecto I, no 3º ano do curso de Arquitectura na Universidade Lusiada de Lisboa,no ano lectivo 2009/2010

Sem comentários: