03/09/10

Análise do Território Urbano_Largo do Chafariz de Dentro

Este trabalho foi um trabalho de grupo que surge no ambito teórico da disciplina de Projecto I, é um trabalho baseado na análisede um território urbano, de forma a perceber toda a morfologia da zona do Largo do Chafariz de Dentro, foi elaborado um enquadramento histórico, uma caracterização morfológica até as particularidades urbanas deste sitio.





























A análise histórica desta zona foi elaborada de forma a um entendimento do ponto de vista arquitectónico geral a evolução da cidade, que se baseou numa análise da cartografia.
O Largo do Chafariz de Dentro situa-se no centro de Lisboa. Lisboa é uma das mais antigas cidades da Europa, tendo sido fundada há mais de três milénios e sendo possível encontrar vestigíos Pré-Históricos. Posteriormente Lisboa foi ocupada sucessivamente por Fenícios, Gregos e Cartagineses até se tornar base de operações do Império Romano denominando-se Olissipo, é neste período que surge a Cerca Moura.
Até 1372, a cidade expande-se até a Baixa, outrora submersa onde irá crescer a Muralha Fernandina. A cidade vai crescendo condicionada pela topografia com uma malha orgânica,surgindo a Cidade das Sete Colinas.

Em 1485 surge com a classe emergente burguesa os bairros de Alfama e de Santos expandindo os limites da cidade ao longo do Tejo.Em 1500 vivia-se a época dos Descobrimentos. A cidade obteve grandes riquezas expandindo-se e surgindo novas construções
Planta 1500 Lisboa

 Em 1755 a cidade foi abatida por um grande terremoto, que destruiu grande parte da cidade, é nesta altura que o Marquês de Pombal manda reconstruir a cidade tendo como base um plano urbanístico com preocupações de segurança, entre outras.
Desta forma a cidade cresce seguindo uma lógica racional, com uma malha urbana reticulada criada e caracterizada por ruas amplas e paralelas.

Em 1890 surge o comboio em Lisboa, trazendo um grande fluxo populacional para a cidade e assiste-se a um grande aumento progressivo da cidade com algumas preocupações urbanisticas.  
Evolução Topografica da Cidade de Lisboa
"Labiríntico, este castiço bairro alfacinha conserva ainda uma áurea especial, carregado de fado,marchas populares, histórias de marinheiros e uma arquitectura única que deslumbra (...) Caminha-se a partir do Largo do Terreiro do Trigo em direcção ao Chafariz de Dentro que fazia parte da rede de abastecimento da água de Lisboa e era das poucas fontes que nunca secava no Verão. Os marinheiros costumavam abastecer as naus neste admirado Chafariz e, quando a água escasseava não era poucas vezes que surgiam zaragatas mortais por quem desesperava na fila. Quando fraco, o caudal tardava 24horas a encher um barril de água. Enfim, histórias do século XV, mas já desde essa altura Alfama era Alfama"
Artigo do jornal "Público"


Este símbolo arquitectónico do bairro também denominado noutros dempos de Fonte ou Chafariz de Alfama porém, só depois da construcção da cerca fernandina,este lugar passou a ser chamado Chafariz de Dentro, devido a sua localização do lado interior da cerca em oposição ao Chafariz da Praia que ficava do lado de fora.
Há ainda várias referências históricas que apontam para que debaixo do chafariz existisse um lago. De facto, encontram-se no local duas casas de água,cada uma com a sua nascente, uma é a do Chafariz de Dentro,onde está uma arca de água, a outra é a do tanque das lavadeiras.  Este chafariz traduz uma arquitectura barroca e romântica, um chafariz de espaldar definido por um extenso muro rectangular em cantaria, correspondendo ao embasamento de 2 prédio, articulado com tanque.



 
 

Trabalho realizado por:
Ana Mesquita
André Almeida
Cláudia Anjo
Sara Molarinho
Teresa Azevedo

Sem comentários: