13/07/09

Um Pensadouro

Desenvolvimento do trabalho:
Elaboração de uma estrutura espacial significante através da articulação dos elementos de trabalho.
A construção deste universo deverá ter como mote a ideia de um Pensadouro.

" É necessário que finalmente, e provavelmente muito em breve, haja lucidez de compreender o que acima de tudo faz falta nas nossas grandes cidades: lugares silenciosos e amplos,muito alargados para a reflexão, lugares com longas e altas arcadas para o mau tempo ou para o tempo demasiado quente, onde não chegue o barulho dos carros ou dos pregoeiros e onde um decoro mais refinado recuasse até aos padres a oração em voz alta: construções e localização que exprimam no seu todo a sublimidade da reflexão e do afastamento do mundo."
NIETZSCHE,Friedrich.A Gaia Ciência. Relógio d'Água Editores.Lisboa,1998,p.193



Tendo como ponto de partida o “meu pensadouro”, as minhas memórias arquitectónicas (ponte mulher do Calatrava; o aqueduto das águas livres ou o anfiteatro ao ar livre da Gulbenkian), as suas qualidades intrínsecas e as características do espaço envolvente do local – piscina da Universidade Lusíada de Lisboa e do farol de Santa Marta em Cascais surgiu o meu conceito subjacente à existência de diferentes planos altimétricos: Um superior onde se observa todo o movimento (como no caso do aqueduto das águas livres em que se observa todo o movimento das estradas sob um ponto de vista longitudinal superior da cidade de Lisboa) e outro inferior passivo (em que se observa a grandiosidade sem percepção de movimento).




Neste espaço, e devido ao meu conceito, criei diferentes percepções do espaço envolvente em que procurei estabelecer vários níveis altimétricos (como os que se estabelecem do topo ou dos ramos do arvoredo envolvente).
Também mediante o uso do factor luz e luminosidade (mais intensa ou menos intensa ou mesmo nula), controlada na forma de entrar no interior, por meio de aberturas, quis criar diversas “interioridades” e condicionar o olhar para o “exterior”.
Procurei através de formas simples mas assumidamente geométricas, rectilíneas e paralelas prolongar e incluir no seu interior os limites da piscina.



As aberturas de proporções maiores ou menores foram intencionalmente ajustadas para criar diferentes percepções do espaço quer interior quer do envolvente tornando as entradas de luz direccionadas para inundar ambientes de luminosidade ou pelo contrário torná-los sombrios ou contrastantes com o ambiente seguinte.
Baseado nos pressupostos anteriores a minha primeira tentativa de intervenção no espaço tem uma sucessão de planos altimétricos, condicionados pelas suas reentrâncias e limitado por uma cobertura tentando criar um espaço colectivo com lugares individuais onde se poderia observar todo o exterior da piscina.
Depois reduzi os planos altimétricos para uma maior diferenciação do espaço, limitando os planos.

Por fim, qualifiquei esses planos através de entradas de luz e aberturas condicionando a visibilidades do envolvente, tornando o espaço percorrivel e habitável de acordo com as qualidades do meu “pensadouro” .
«A arquitectura é um jogo magistral, perfeito e admirável de massas que se reúnem sob a luz».Le Corbusier

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